Parlamentar defende mudanças profundas na legislação eleitoral e diz que a Reforma Política precisa sair do papel.

 

Durante a sessão plenário desta quarta-feira (18), o deputado estadual Stephanes Junior (PMDB), defendeu mudanças radicais na política nacional, desde a aprovação da Reforma Política até a mudança da postura dos deputados e senadores, que segundo Stephanes, precisam dar o exemplo para a sociedade.

 

Citando a reportagem da revista Veja da última semana, na qual o senador Jarbas Vasconcellos, de Pernambuco, fez declarações pesadas sobre o cenário político nacional, Stephanes Junior defendeu que os princípios que norteiam a vida pública, devem ser resgatados. “Quando alguém assume um cargo público tem que ser porque quer fazer o bem, porque essas pessoas quer trabalhar para o bem comum, mostrar sua competência”. “É preciso uma mudança da sociedade brasileira e os deputados precisam dar o exemplo”, discursou o deputado.

 

Segundo o parlamentar o sistema bicameral da Câmara Federal é desproporcional e caro. “Era muito mais econômico ter uma só Câmara no Brasil”, disse Stephanes. Assim como a unificação das eleições, todas de uma vez, também foi uma medida defendida pelo parlamentar. Em relação às chamadas “fichas sujas”, o deputado defendeu medidas que proíbam a candidatura de pessoas que estejam condenadas criminalmente já em segunda instância.

 

Outra proposta do deputado é o fim da proporcionalidade dos votos para as eleições, sendo eleitos apenas os mais votados, evitando assim a “locação” de legendas menores, para que candidatos mal intencionados utilizem os partidos pequenos apenas para se elegerem. Desta forma segundo o deputado as pessoas poderiam escolher os partidos por uma questão ideológica, de afinidade, acabando com a infidelidade partidária.

 

O parlamentar criticou a escolha de suplentes de senadores para assumirem as vagas. “São pessoas que não tiveram um voto se quer, que muitas vezes financiam a campanha”. O suplente do senador deve ser o próximo mais votado, como é em qualquer outros cargos do legislativo”, disse o parlamentar.

 

Para finalizar Stephanes Junior declarou que o Brasil precisa mudar, que o orçamento precisa ser impositivo, sem as emendas parlamentares, que transformam o legislativo num balcão de negócios. “Os deputados não podem se comprometer com uma situação, uma troca de cargos ou de uma liberação de emendas, e o governo usa isto para amarrar os deputados”, disse Stephanes. Segundo o parlamentar essa medida ajudaria muito na moralização da democracia brasileira.

 

Data: 19/02/2009

Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Stephanes Junior (PMDB)

Fone: 3350-4026 / 3350-4226

E-mail: imprensa@stephanesjunior.com.br

]]>

Deixe um comentário

Av. Cândido de Abreu, 776
17º andar, sala 1702 – Centro Cívico
CEP 80530-000 – Curitiba/PR
Fone (41) 3121.5515 / 5015