Há uma frase do capitão inglês Ernest Henry Shackleton que ficou com seu navio Endurance, preso na Antártida em 1915, da qual gosto muito: “Dias terríveis, dias deslumbrantes”; acredito que isto se encaixa em nossa realidade política. Talvez nunca tantos escândalos, mazelas, coisas erradas tenham aparecido a público, apesar de sempre existirem; mas também nunca tivemos tantas oportunidades de corrigi-las.
Você pode ser um aliado, um defensor de idéias e propósitos, mas não precisa ser necessariamente um vassalo. Infelizmente é assim que vejo boa parte dos políticos – em qualquer esfera; agem como vassalos do poder executivo.
Não se discute mais projetos e leis, vota-se a favor ou contra em função de benesses. Os parlamentares, visando troca de apoio aos seus municípios ou favores pessoais, não debatem, não criticam, não fiscalizam, simplesmente votam com o governo ou como seus líderes mandam.
Eles sequer tem idéia de seu poder, pois se a atitude fosse firme em seus princípios e ideais, seriam respeitados e fariam, aí sim, o que é melhor para o povo e, o que é correto. Deputados, senadores, vereadores e todo o legislativo desse país têm que mudar. O cidadão de respeito e a sociedade organizada têm que exigir postura de seus representantes.
E posso dizer, com certeza, que em nosso estado há dirigentes que adoram pelegos e que gostariam de ser um Hugo Chaves, um Fidel Castro. Em vez disso, de quererem ser o ditador de plantão, com idéias erradas e ódio no coração; poderiam querer ser um estadista, um Otto von Bismark (unificador da Alemanha); um Mandela (acabou com a segregação racial na África do Sul); entre tantos outros exemplos de vida, de seres humanos decentes e que realmente contribuíram para o desenvolvimento de seus povos.
Um poder legislativo forte e íntegro é o que quero, isso é fundamental para a democracia; para a liberdade, para a economia, para a sociedade. Existem tantas reformas necessárias: a política; a previdenciária; a tributária; tantas leis importantes a serem votadas, tantas discussões de idéias a serem feitas. Análises, interpretações e medidas equivocadas exercem pressões erradas e que mudam nossa realidade. Um poder legislativo forte e íntegro é o que precisamos.
Que os paranaenses e os brasileiros saibam valorizar e localizar esses homens e mulheres de bem, homens públicos de verdade, políticos como os filósofos gregos disseram, pessoas com caráter e idéias.
REINHOLD STEPHANES JUNIOR
é Economista e Deputado Estadual